domingo, 28 de junho de 2009

O Espírito Santo, Outro Consolador

Disse Jesus, “se me amais, guardareis meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”
(João 14:15-17) Jesus disse bem claramente que ele enviaria outro Consolador para confortar Seus seguidores depois de Sua partida. Vamos dar uma olhada em um verso diferente em se que usa a palavra outro. “E o Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. ... Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia.”
(I Samuel 10:6,9) Saul tornou-se outro homem, fisicamente ele era ainda a mesma pessoa. Sua experiência o fez outro homem. Jesus não terminou a conversa com o verso dezessete. No próximo verso ele explica bem claramente: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”
(João 14:18) Jesus disse que Ele voltaria para Seus discípulos como um outro Consolador. Esta é a forma mais apropriada que a Bíblia claramente conta-nos como outro Consolador. A palavra Grega parakletoV (parakletos), traduzida “Consolador” é usada 5 vezes na Bíblia. Quatro vezes a palavra é traduzida por “Consolador” e a outra vez traduz-se por “Advogado”.
A bíblia nos mostra claramente aqui QUEM é o Consolador. “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um advogado (parakletos = Consolador) junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”
(I João 2:1) Deus tem claramente revelado que Jesus Cristo é nosso Consolador.
O Senhor é esse Espírito Jesus Cristo = o Senhor O Senhor = esse Espírito Então: Jesus Cristo = esse Espírito
Efésios 4:4 afirma detalhadamente: “Há um só corpo e um Espírito como também foste chamados numa só esperança da vossa vocação” Há somente um Espírito, e a Bíblia conta-nos que Espírito é nosso Senhor Jesus Cristo, ou mais especificamente o Espírito de nosso Senhor Cristo, que Ele recebeu de Seu Pai. “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho que clama: Aba, Pai.” (Gálatas 4:6) O que exatamente é um Espírito? De Acordo com a Concordância de Strong, e mais alguns outros dicionários de Grego, um espírito é uma “mente”. Quando Deus envia adiante o Espírito de Seu Filho em nossos corações , Ele estava enviando à mente, ou pensamentos de Seu Filho em nossos corações. (Deus convida-nos para “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também Cristo Jesus” ) [nota do tradutor: na Bíblia inglesa a palavra sentimento aparece como mind, que significa mente, consciência]
(Filipenses 2:5) A mente, ou Espírito, que Cristo tinha, era o Espírito de Seu Pai. “Porque o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida”(João 3:34) .
Fonte: Truth Seekers Ministries, HC 64 Box 128 B – Welch, Wes Virgínia 24801 USA Phone: (304) 732-9204 E-mail: berean@smyrna.org ou www.Present-Truth.net.

5 comentários:

  1. Oi querida Eliane ...passando aqui para deixar um beijo carinhoso e um desejo de um delicioso domingo!Bjos no coração...teresa

    ResponderExcluir
  2. Texto muito interessante! Mas a maioria das igrejas cristãs fazem fundamental distinção entre Jesus e o Espírito Santo. Sou cátólica mas de mentalidade aberta. Deixou-me curiosa em saber qual seria sua religião... Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga,

    Tenha um ótimo domingo.


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meus queridos e amados visitantes, sou Cristã, e desconheço na palavra de Deus aonde o Senhor faz uma fundamental distinção entre Jesus e o Espírito Santo. Posso citar na Bíblia o contrário disto, como já foi citado na postagem que aqui se encontra e não o oposto disto.
    Fiquem todos com a Paz e a Graça do senhor.
    Eliane

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Eliane, os seus textos já se tornaram leitura diária em minha vida. Como a caríssima Meri Pellens, eu tbm sou católico, e tenho uma incrível admiração pelos meus irmãos protestantes.Penso que dever haver concordância e união entre todos os cristãos, sejam eles, católicos ou protestantes. Muito bacana este blog, novamente parabéns e tudo o que há de bom entre a terra e o Céu, Eliane. Fique com Deus.

    ResponderExcluir